PESQUISAR NOME NO SITE

Pesquisa personalizada

Curiosidades sobre os nossos "nomes"


Nomes, na grande maioria das culturas, não são da escolha do filho, mas dos pais. A atribuição de um nome ao recém-nascido tornou-se obrigatória por força das legislações que regulam os direitos do nascituro.

Mas, se por um lado não podemos escolher nosso próprio nome, por outro temos esperança de mudá-lo, se não for de nosso gosto?
Em alguns casos, sim. Na legislação brasileira é possível a troca do nome de batismo ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Nome_de_batismo ) quando "expõe a pessoa a ridículo ou vexame" ( DireitoNet) e deve ser pedida na Justiça ( veja como ).
Mas, o que a Bíblia Sagrada diz sobre o assunto?
A questão dos nomes é abordada em vários trechos da Bíblia. No costume dos povos antigos, todo nome têm seu significado. No Brasil, a maioria dos nomes é "importada" de outros países e, muitas vezes, não sabemos o que o nosso nome pode significar. Por exemplo, Bruno, na língua nativa -o latim-, é "marrom ou escuro". Veja outros nomes como João - "Deus é bondoso"- ou Ana, que é "cheia de graça".
Por isso é importante conhecermos um pouco mais sobre o sentido dos nomes antes de atribuí-lo a nossos filhos.
Na Bíblia a atribuição do nome estava relacionada à expectativa dos pais, a algum fato ocorrido durante a gravidez, ao momento do parto, ou à esperança que ele representava.
Raramente um nome foi indicado ou mudado por Deus.
Um deles é o patriarca de Israel, Jacó. Após lutar com o anjo, recebeu de Deus a bênção que buscava e ganhou também um novo nome: Israel, que traduzido é "aquele que lutou com Deus e prevaleceu" ou "vencedor". Para Jacó foi ótimo, já que seu nome de batismo significava "usurpador". A mudança de Jacó para Israel foi o mesmo que de usurpador para vencedor.
Como vemos, mudança de nomes na Bíblia tem um sentido muito profundo.Tão importante é que a Deus se reserva o direito de mudá-lo. Sim, isso mesmo. Veja: "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe." (Apocalipse 2:17 ).
Venha para Jesus Cristo. Ele mudará sua história e lhe dará um novo nome. Nome digno de um filho de Deus.

Informação e Serviço